O que um programador faz pode ser evidente para muitas pessoas, mas ao longo da minha carreira na programação percebi que para a grande maioria não é.
O que um programador faz afinal de contas?
Desde sempre tive dificuldades para explicar para as pessoas o que eu faço.
Um belo dia encontrei a resposta no lugar que eu menos esperava ver algo relacionado com programação, que eu conto neste vídeo abaixo:
Uma das coisas que eu sempre digo para quem está iniciando no mundo da programação é que, antes de começar a mergulhar nos códigos, é preciso entender algumas coisas básicas, incluindo a função do programador.
Parece bobo, mas acredite, não é.
Se você está começando agora a sua jornada para se tornar um programador, ter em mente qual será o seu papel nisto tudo vai facilitar muito o seu aprendizado.
Um exemplo um tanto quanto sonoro
Agora que já entendeu o modelo orquestra, um pequeno exercício pra você:
- Assista agora o vídeo abaixo até 1:45 mais ou menos, imagine que a orquestra é o seu computador ou smartphone (ou qualquer sistema que rode com programação).
- Perceba como o maestro (sistema operacional) age controlando os músicos (recursos: processador, etc), como os músicos leem as partituras (códigos) e executam a obra (aplicativo/software), e como tudo funciona perfeitamente.
- Aos 40 segundos, observe o músico alternando o olhar entre a partitura e o maestro.
Daqui pra frente, toda vez que você ligar o seu smartphone, o seu computador ou até uma SmartTV, lembre-se que existe uma sinfonia computacional acontecendo por debaixo dos panos, e que compositores em algum momento da história pararam e dedicaram tempo para escrever aquela obra, que é tão precisa e perfeita, que pode ser reproduzida por anos e anos sem nenhuma alteração.
Claro, este é o cenário ideal. Como você sabe, aplicativos não são perfeitos e sempre podem ser melhorados. Esta é a eterna busca de um programador em sua jornada de aprendizado, e é por isso que estamos aqui.
E você? Quer ser compositor de obras computacionais também?
Cadastre seu e-mail aqui no site para receber mais conteúdos como este e começar a dar os seus primeiros passos neste incrível mundo da programação.
Deixe um comentário aqui em baixo pra eu saber o que você achou do Modelo Orquestra.
