Programação em C: Seu primeiro programa em 7min e 40s

Tempo de leitura: 2 minutos

Talvez eu seja suspeito para falar, mas sou de carteirinha de programação em C (e C++ também).

Em toda a minha carreira a linguagem C esteve presente. Mesmo quando ainda não trabalhava diretamente com programação, mas queria simplesmente alterar o funcionamento de um programa, volta e meia caía um código em C ou C++ nas minhas mãos.

Bom, C não foi a primeira linguagem que eu aprendi. Eu comecei com “Basic” quando era ainda um pré-adolescente, e alguns anos depois aprendi algo com “Visual Basic”.

Passei por diversas outras linguagens (shell, python), até que na faculdade finalmente encarei a programação em C, que para minha surpresa não era aquele bicho de 7 cabeças que muita gente dizia por aí.

Sem falar que depois de aprender C entendi muitos “porquês” de coisas que eu fazia nas outras linguagens, mas não entendia muito bem o motivo.

Programação em C e C++ no mundo real

Ainda hoje ouço gente falar que aprender programação em C e C++ é bobagem, porque existem outras linguagens mais modernas, mas isso está longe de ser verdade. Quer alguns exemplos?

  • O kernel Linux é todo feito em C;
  • No Ubuntu o Unity8 é todo feito em C++ (usando Qt e Qml);
  • Desenvolvemos todos os componentes da pilha de telefonia do Ubuntu Phone em C++;
  • O Unity7 foi escrito em C++;
  • O Kde é escrito em C++ (Usando Qt também);
  • O aplicativo do Telegram para desktop é feito em C++ (E Qt);
  • E a lista aqui poderia continuar indefinidamente…

C e C++ são aquelas linguagens que nunca ficam velhas.

Os anos passam e elas continuam lá, firmes e fortes. E mesmo que você pretenda atuar em ramos dominados por outras linguagens (como páginas web ou aplicativos para Android e iOS), ainda assim boa parte dos conceitos que você aprende em C e C++ continuam valendo para outras linguagens: PHP, javascript, java, objective-c, python, shell scripting, etc.

Então recomendo que aprenda C (ou pelo menos o básico da linguagem) de começo e depois as coisas vão ficar mais fáceis quando você precisar aprender outras linguagens.

E por falar em começo… gravei esta vídeo-aula explicando como você pode dar o seu passo inicial e escrever o seu primeiro programa em linguagem C.

Este é o menor programa possível de ser criado, e em menos de 8 minutos você já vai ter escrito, compilado, executado e entendido o que ele faz.

Diz pra gente aí nos comentários o que você achou.

Abraço!

Summary
Programação em C: Seu primeiro programa em 7min e 40s
Article Name
Programação em C: Seu primeiro programa em 7min e 40s
Description
Vídeo-aula sobre programação em C: Como escrever, compilar e executar seu primeiro programa em menos de 8 minutos, sem precisar instalar nenhuma ferramenta.
Author
Publisher Name
Tiago Salem
Publisher Logo