Funções em linguagem C, Bibliotecas e Libc – Parte 2

Tempo de leitura: 2 minutos

Finalmente está no ar a segunda parte do conteúdo de funções e bibliotecas!

Se você ainda não assistiu a primeira parte, o post anterior está aqui neste link.

Hoje vamos aprender como utilizar algumas funções matemáticas fornecidas pela glibc através da “math.h” e algumas funções de uso geral da “stdlib.h”.

De quebra vamos aprender rapidamente o tipo de variável “double”, que nos permite representar um número “real” (com casas decimais), e veremos como pedir para o printf() formatar este tipo de valor adequadamente quando impresso na tela.

Talvez você perceba que o ritmo da aula foi meio acelerado, mas logo voltamos à nossa “programação normal” 🙂

Caso tenha curiosidade de olhar tudo o que a Glibc oferece para você usar no seu programa, vou deixar o link da documentação abaixo. Não se assuste com a quantidade de informação. Realmente é bastante coisa, mas de passo em passo a gente chega lá.

Como exercício você pode procurar no documento as funções que aprendemos hoje na aula, e talvez descobrir outras funções semelhantes.

https://www.gnu.org/software/libc/manual/html_mono/libc.html

Eu sei que olhar documentação nem sempre é um processo divertido, mas pense assim: Melhor gastar 2 minutos do seu tempo olhando e entendendo a documentação de algo que já existe do que gastar 1 hora programando algo do zero e que já havia sido feito por outra pessoa.

Para finalizar, tenho dois avisos:

  1. Nos dias 18, 19 e 20 de Agosto de 2017 estará acontecendo a primeira QtCon do Brasil em São Paulo. Farei uma palestra sobre o que aprendemos no desenvolvimento do Ubuntu Phone usando o framework Qt. A programação do evento está muito legal e terá diversas palestras interessantes. Algumas pessoas que acompanham aqui já me avisaram que comparecerão e será um prazer conversar pessoalmente com vocês.
  2. Para os alunos do curso de terminal: Neste domingo lançamos o Curso de Shell Script e alunos do curso anterior recebem 50% de desconto. Um cupom foi enviado no mesmo e-mail utilizado no cadastro do EAD. Se por qualquer motivo você não recebeu o seu, por favor entre em contato com o EAD do Diolinux. Caso ainda deseje fazer o curso anterior, ao final você também receberá o desconto para prosseguir no de Shell Script.

Um abraço e até mais.