Controle de Fluxo em Linguagem C: If, Switch e Operador Ternário.

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje o assunto é sobre estruturas de controle de fluxo em Linguagem C: Nesta primeira parte vou abordar as condicionais.

Falarei sobre o if, o switch e o operador ternário.

São estas estruturas que permitem você controlar quais serão os próximos comandos (statements para ser mais técnico) a serem executados dentro do seu programa, de acordo com alguma condição ou expressão lógica específica.

Em outras palavras são estas as estruturas que permitem um programador de certa forma fazer um programa “pensar” por conta própria dependendo de certos valores e da interação do usuário.

Lembra-se do post sobre o fluxograma, explicando como um programa de computador funciona?

São as estruturas de controle de fluxo (em linguagem c ou de qualquer outra linguagem) que nos permitem de fato escrever a nossa “partitura computacional“.

Se ainda não assistiu a aula de Introdução à Lógica, sugiro que veja e compreenda bem ela antes de prosseguir aqui.

Segue a vídeo aula:

Controle de fluxo em Linguagem C:

Viu? Controle de Fluxo em Linguagem C (condicionais até o momento) não é tão difícil quanto parece.

É claro que, como tudo nesta vida, exige treino e estudo.

Minha sugestão para quem está iniciando é sempre copiar o exemplo que já funciona (o do vídeo por exemplo), e a partir dele ir alterando o código lentamente, compilando, testando e analisando o resultado.

Certamente este processo de análise pode ser chato de início, mas irá te ajudar muito a progredir nos seus estudos, e acima de tudo entender como as coisas funcionam, e acostumar com o que é aceito e o que não é aceito pela linguagem de programação.

Se você é novo por aqui e quer seguir os conteúdos de forma ordenada, sugiro que comece por aqui, e inscreva seu e-mail aqui no site.

Aos que ainda não são alunos do Curso de Terminal lá no Diolinux, e gostariam de ter ao menos uma introdução gratuita ao tema antes de decidir partir para um curso mais completo, podem acompanhar a série O Terminal aqui neste link.

Off-topic (será deletado em breve):

Uma opinião sua: Você gostaria de ver conteúdos no site que não fossem só sobre Linguagem C?

Pergunto isso pois recebo emails pedindo para falar de tópicos que não se enquadram em programação, e muitas vezes eu mesmo tenho vontade de criar conteúdos sobre outros assuntos de tecnologia, mas não quero que quem se inscreveu aqui no site por causa de programação acabe se chateando de ver outros conteúdos.

Exemplo recente: Eu tenho estudado muito sobre blockchain e criptomoedas (desde 2013 na verdade). E para não desvirtuar o objetivo aqui do site acabei criando no meu tempo livre um forum/comunidade para compartilhar o conhecimento e discutir de forma séria (e talvez um pouco mais técnica) sobre criptomoedas: TriboCrypto. (ainda não havia divulgado o site, mas se quiser entrar e participar para ajudar, será bem vindo. Já tem conteúdo lá.. só não tem nenhuma discussão ainda hehe).

Mas o que eu gostaria de saber mesmo é se vocês tem interesse de receber conteúdos que não sejam  desta série de programação, mas que seja voltado à tecnologia. Se sim, quais? Mais coisas de terminal? Criptomoedas? Dicas sobre administração de sistemas? Redes?

Se não quiserem, não tem problema. Focamos aqui só em programação mesmo. 🙂

Deixe sua opinião nos comentários aqui em baixo, ou se preferir me responda no e-mail mesmo.

Um abraço e bons estudos!

  • Rodrigo

    Tiago mais uma ótima aula.
    Eu gostaria de receber mais conteúdo de tecnologia, terminal, Linux, Criptomoedas.

    • Oi Rodrigo!
      Muito obrigado pelo feedback! Vou pensar em outros conteúdos para postar por aqui então!
      Um Abraço!